top of page

IMPLICAÇÕES DA TEOLOGIA NA SOCIEDADE

Tomando como pré-disposição à teologia como essa ferramenta que se pode fazer um estudo mais razoável dentro da lógica, pode se comentar sua importância de ter a capacidade de analisar o processo histórico de fatos e de cronologia e seu formato em que esteve em cada época culminando na estrutura de hoje e seu desenvolvimento tanto como ferramenta de investigação bíblica como de si mesmo (a própria teologia).

A proposta teológica tem contribuído no fato de ter desenvolvido ao longo dos séculos a necessidade de dar uma importância mais clinica em seu estudo, no entanto o que pode ser negativo é o fator de que a teologia não poder abarcar assuntos de caráter mais abstratos como o próprio DEUS levantando questões a cerca desse fator.

O que cabe ao estudante de teologia se ater desses questionamentos.

O BRASIL sendo um país de maioria cristã, o ensino bíblico teológico tem sido mais positivo levando em conta esse pensamento cristão como influência social em suas mais variadas esferas, pois o cristão se abre onde as suas ações são  de mais influencia social do que primariamente teórica ou de caráter apenas espiritual individual.

 

Desde a antiguidade a teologia tenta fazer com que o pensamento da sociedade se volte a ter uma educação mais centrada na escritura sagrada portando saudável.

Um marco que pode ter impulsionado foi a reforma protestante, ocorrido no século XVI e contribuído com o desenvolvimento educacional teológico. Sem desmerecer seu desenvolvimento anterior e percursor.

Através de seu desenvolvimento e na pratica criando formas se ensino que se possam ter influências sociais, a teologia vem impactando as pessoas de diferentes culturas e credos como era o caso dos filósofos da antiguidade que buscavam entender suas questões.

Ela tem sim influencia e é evidente que vá não só da fé professa individual, mas a educação ao sentido pratico social, contribuindo dessa forma para seres humanos melhores.

A criação de instituições dedicadas ao estudo teológico, além do impacto social no que diz respeito a serviços de âmbito social não só educacional, mas saúde, serviços sociais etc.

No Brasil o estudo teológico tem feito um papel importante na politica nas instituições de ensino, pois pode fazer reflexões e levantar questões importantes a respeito de como a educação pode ser trabalhada dentro da sociedade no contexto bíblico sendo assim é positiva a sua influência para o desenvolvimento de um país melhor.

MULHER E SOCIEDADE

Ao longo dos tempos as mulheres sempre tiveram certas dificuldades em se inserir na sociedade de forma mais influente devido ao tratamento que era dado a elas. Isso começa a ser mudado com o as atitudes de Jesus em uma época e cultura que os homens jugavam-se superiores as mulheres.

A atualidade ainda dar rastros desse autoritarismo e preconceito, apesar de ter tido grandes avanços positivos em relação a participação da mulher.                                                         

Antigamente as mulheres tinham um papel bastante limitado comparado ao mundo moderno. Antigamente a mulher era considerada como sendo inferior ao homem e não tinha chances de ter influência na sociedade.

Nessa posição de inferioridade não havia nem a oportunidade de contestar, pois seria considerada como ofensa e de desobediência. Houve como são narradas no antigo testamento, grandes mulheres que de uma forma bastante espirituosa poderam expressar uma resistência diante de dificuldades.

(BIBLIA, Juízes, 5:7). “Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel”.

No entanto mulheres eram descriminadas a principio só por ser mulher.

A honra e a figura sensível e os valores femininos mais característicos da mulher também eram bastante conservados o que hoje em dia carece muito ser levado em conta em muitos casos.

Antes de se casar era de obrigação do pai guardar sua honra e ao casar passava a ser propriedade do marido, e era prioridade que pudesse lhe dar filhos, se estéril em alguns casos seria substituída por uma escrava.

Jesus trás uma nova forma de como as mulheres podem ser tratadas, trazendo uma atitude de igualdade perante algumas situações. 

(BIBLIA, João 8:1-11) “A mulher adúltera”.

Causando grande contraste de como vinham sendo tratadas as mulheres as atitudes de Jesus coloca na mulher o valor devido e a introduz na sociedade dando lhe junto ao homem participação semelhante. Esse fato pode parecer prejudicial se levado ao extremo, pois estar juntos e ao lado é diferente de tomar o lugar.

Desse modo Jesus ao tratar as mulheres de um modo diferente coloca o homem a ver a mulher de maneira diferente e reconhece-la tal como é.

Interessante notar que Jesus dá a mulher algo novo, e por tanto a oportunidade para que a mulher seja digna de ser incluída no meio ao qual Jesus convidava.

(Bíblia João, 4:15) – “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

Fato hoje que na sociedade atual apesar dos avanços ainda temos nítida realidade que a mulher ainda é descriminada em determinados setores, ficando a que se conquiste seu espaço não só por acesso e oportunidade, mas em muitos casos por mérito.

Ainda há muito preconceito, pois alguns setores da sociedade ainda ver a mulher como inferior, embora a mulher já tenha conquistado muito espaço, precisamos levantar questões e propor uma inclusão a nível mais igualitário, há ainda uma atmosfera de muito preconceito a cerca da mulher, mas Jesus já quebrou muitos, e cabe à sociedade atual impor a inclusão, e a mulher ter acesso e mais participação na sociedade por direito.

INFLUÊNCIA DA TEOLOGIA EM DIFERENTES CICLOS DA HISTÓRIA

Antigamente a teologia tem sido fundamental para o saber cristão, fundamentado em três pilares que promoviam a fé cristã, no entanto foi à reflexão desses pilares que se iniciou uma reforma, desenvolveu-se ao longo da história da humanidade sempre fazendo reflexões acerca do que era coerente entre a escritura sagrada e a coerência pratica, sendo ferramenta fundamental de educação.

Vários teólogos se destacaram e são muitos nomes a exemplo de Martinho Lutero, entre outros nomes, e a Reforma Protestante no século XVI, fator esse que contribuiu para o desenvolvimento educacional teológico.

Assim a teologia tem papel fundamental onde cria um modelo de ensino que possa ter influência na sociedade de forma mais prática e direta, levando o cidadão, as pessoas em geral refletir sobre suas atitudes perante a sociedade, assim como foi possível à reflexão de pensadores do passado.

É evidente o a importância da teologia e positiva do ponto de vista educacional, fazendo-se de ferramenta reflexiva para o desenvolvimento do individuo, sendo mais bem inserido na sociedade, e como individuo em sua fé intima.

O crescente desenvolvimento de centros educacionais dedicados ao estudo de teologia é de grande importância, porém a criação de outros setores que podem de alguma forma contribuir com a educação, serviços sociais, na área de saúde etc.

No Brasil levantando questões acerca dessa educação cristã e de como podemos de forma mais eficaz em instituições de ensino, na politica contribuir e ser ativos e inseridos na sociedade fazendo com que a educação cristã proponha uma educação mais positiva e contribua para o desenvolvimento de um país melhor.

                                                                                                           

REFERÊNCIAS

HISTÓRIA DA TEOLOGIA/Roberto L. Renner. Curitiba: InterSaberes, 2015.(Série conhecimentos em Teologia)

 

SÍDNEY DA SILVA SOUSA

SITE EM DESENVOLVIMENTO

bottom of page