top of page

DISCURSO BÍBLICO

 

 

O discurso ou uma pregação bíblica deve ser um dos pontos onde o cristão e estudante da bíblia deve se preocupar, pois para o cristão por em pratica um dos ensinamentos de cristo ele tem de se ater dessa pratica.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Marcos 16:15.

O próprio Jesus estimulou que o servo fosse ativo nesse sentido, a palavra não desse ser somente estudada e guardada para si, não deve ser apenas aplicada para si, mas também compartilhada. E hoje os meios midiáticos são também uma ferramenta que possa ser usada nesta pratica, pois há inúmeras possibilidades de se fazer com que um sermão alcance muitas pessoas.

No entanto não se pode fazer de qualquer maneira, devem-se reunir os métodos de explanação de um texto sagrado quando este tem caráter didático de estudo ou doutrinário, fundamentando e aplicando na apresentação argumentos que possa fazer um sermão que toque na sensibilidade daqueles que ouvem e que possa de forma argumentativa e logica chamar a atenção.

Não podemos permanecer à beira do evangelho somente como expectadores, devemos ser atuantes missionários que fazem um uso amplo a palavra de Deus na sociedade com meios eletrônicos ou digitais ou na comunidade local a qual estamos inseridos.

Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina.

2 Timóteo 4:2.

Deste modo então o aconselhamento, a repreensão por meio de um sermão é uma das praticas incansáveis daquele que quer o bem ao próximo, pois é legitimo diante da escritura sagrada, não é que se faça simplesmente por fazer, mas por justificativa e por zelo a palavra e amor ao próximo.

 

REFERÊNCIAS

A BÍBLIA SAGRADA. Tradução João Ferreira de Almeida, revista e atualizada, 2° edição, 1999, publicada por Sociedade Bíblica do Brasil (São Paulo, Brasil).

APLICANDO O SERMÃO

A influência que um sermão vai exercer nas pessoas as quais aquele sermão esta sendo dito este inteiramente relacionado com a forma como o pregador se apesenta durante a pregação, e mesmo antes dela seu estilo de vida deve ser pautado naquilo que ele prega.

Se a intenção é influenciar as pessoas de maneira positiva de nada adianta no púlpito levar uma mensagem sendo que na vida diária nada daquilo que se diz compõe a vida do pastor que transmite essa palavra.

Na pratica de pregar sermões diante de uma igreja a garantia daquilo que o Pastor fala aos ouvintes se confirma diante daquilo que ele vive e que seus ouvintes possam não somente ouvir, mas também ver este exemplo na vida do Pastor.

Dentro da igreja o sermão pode ser bem aplicado não só naquilo que o pregador diz aos ouvintes, mas na maneira como se porta como trata as pessoas como age e reage. Fora da Igreja a vida particular ou mesmo seu relacionamento com a sociedade geral se traduz de forma natural fazendo relação com aquilo que o Pastor prega dentro da Igreja e por mais difícil que seja o Pastor não prega só como palavras, mas com atitudes que sejam dignas de serem um grande exemplo.

O testemunho de um sermão de um Pastor são suas próprias atitudes ele é um testemunho ambulante na Pratica.

Só com um grande exemplo pode-se alcançar e ter êxito em tocar o intelecto e o coração das pessoas de modo que se sintam estimuladas a sentir prazer em aplicar aquilo que estão sendo expostas e estimuladas a fazer uso em suas vidas.

Na preparação e na pregação de um sermão é interessante levar em consideração sempre como e quanto o pregador que esta levando a mensagem pode estar realmente envolvido com a mensagem que ele esta levando, isso pode trazer mais firmeza naquilo que ele se propõe a falar.

 

REFERÊNCIAS

FUNDAMENTOS SOBRE A COMUNICAÇÃO RELIGIOSA/EditoraInterSaberes(Org). Curitiba:InterSaberes, 2016.

SÍDNEY DA SILVA SOUSA

SITE EM DESENVOLVIMENTO

bottom of page